Marrocos

marrocosMarrocos está localizado no extremo noroeste da África. Muitos imaginam que é um país apenas com paisagens desérticas. Inclusive, é comum o associamos ao deserto do Saara, pois metade de seu território é ocupado pelo deserto, sendo que o próprio nome do país surgiu dele: Marrocos – “A Terra do Sol Poente”. Porém, quem visita Marrocos se surpreende com a diversidade de seus elementos naturais, lagos, cachoeiras, desertos e montanhas.

Da aridez deste país desértico, surgem cachoeiras de 60 metros de altura, florestas com cedros centenários, além de um litoral de 1.100 quilômetros dividido entre as águas claras do oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo e da neve que pontua os cumes da Cordilheira Atlas no inverno.

Do calor do deserto, derivam estórias e personagens que ajudaram a criar no país a aura de um lugar mágico e reino dos sultões árabes conquistadores. Existem também belos lugares cuja imaginação dos oásis provenientes de filmes são absolutamente verídicas. 

Marrakech

A “Cidade Vermelha” de Marrakech é um local verdadeiramente mágico, repleto de mercados, jardins, palácios e mesquitas. Você pode gastar um dia inteiro explorando pátios e percorrendo os becos da histórica Medina. Não existe melhor maneira de conhecer Medina do que andar pelas muralhas fortificadas. Você pode andar a pé ou de bicicleta ao longo das barreiras. Encontre a paz interior no sereno Jardin Majorelle ou aprecie a beleza de uma das mesquitas históricas da cidade (a menos que você seja muçulmano, a entrada não é permitida). 

marrocos1Casablanca

Atualmente, Casablanca é uma grande cidade moderna. Mas, o antigo posto colonial francês ainda permite inúmeros momentos especiais para aqueles que querem reviver o amor na medina e na Old City. Casa (como é chamada pelos habitantes locais) não é muito turística, mas é a cidade mais cosmopolitana e ocidental de Marrocos. Visite o King Hassan II e a Casa’s Medina. 

Fez

A universidade mais antiga no mundo não é Oxford nem Sorbonne: é a Universidade de Al-Karaouine, e você vai encontrá-la em Fes el Bali. Esta cidade murada, um Patrimônio Mundial da UNESCO, irá transportá-lo de volta para a época medieval. Visite os antigos quarteirões que mais se parecem com labirintos da Medina a Fes el Bali e os quatro imponentes Portões de Fes, com seu característico trabalho de azulejos marroquinos. Você pode caminhar, ou, se for corajoso, embarcar em um táxi; os motoristas temerários o farão rezar pela sua vida.