Holanda

Holanda – O nome do país em holandês significa “terras baixas”. De fato, parte da Holanda fica abaixo do nível do mar. Os holandeses ampliaram o país “roubando” terras do mar pouco profundo do litoral, com a construção de diques. A Holanda é o terceiro país exportador mundial de produtos agrícolas, o clima predominante caracteriza-se basicamente pela falta de sol e temperaturas favoráveis à agricultura. 

Amsterdã – A capital da Holanda é uma cidade fundada no começo do século XII e que já foi, em seus tempos de glória, capital do império colonial administrado pela Companhia das Índias. Cortada por canais margeados por antigos imóveis tradicionais, animadíssima e com intensa vida cultural, Amsterdã ocupa o primeiro lugar entre as atrações turísticas da Holanda. 

Volendam – Com aproximadamente 20 mil habitantes, fica no continente, em frente à península de Marken. Seus habitantes utilizam trajes típicos e são fiéis às tradições do país. Aliás, a principal atividade econômica em Volendam, além do turismo, é fabricar queijos e tamancos. A cidade tem casinhas super charmosas do século XVII e um pitoresco e pequeno porto. 

Palácio Het Loo – Não é por nada que o Palácio Het Loo é conhecido como a Versalhes da Holanda. O castelo que existia no mesmo local, foi comprado por Stadhouder Willem III, rei da Holanda, em 1684 e passou desde então por muitas transformações. O palácio atual, uma das principais atrações turísticas da Holanda, no meio de um lindo jardim, foi transformado em museu e é composto de um edifício principal ladeado por dois outros menores. Seu interior é luxuosamente decorado com obras de arte e objetos de época. 

Utrecht – Localizada No centro da Holanda, é uma das cidades mais antigas deste país, tendo sido fundada pelos romanos na primeira metade do século I D.C. A cidade conserva ainda edifícios, mosteiros e igrejas do período medieval. A maior atração turística é a sua torre gótica, do alto observa-se uma vista privilegiada do centro histórico. 

Alkmaar – Ao norte de Amsterdã, é famosa por seu mercado de queijos, A cidade de Alkmaar é também conhecida por sua catedral gótica, a Grote Kerk, que data de 1520. A cidade é também cortada por canais rodeados por casinhas de arquitetura típicas muito graciosas. 

Haarlem – Localizada a 20 km de Amsterdã e situada às margens do rio Spaarne, é conhecida como cidades das Flores, pois tem sido durante séculos um grande centro produtor de tulipas, uma atração turística que atrai milhares de visitantes.