Canadá

torontoToronto

Toronto que significa “ponto de encontro” na língua indígena local ainda transparece o significado de seu nome. Localizada às margens do lago Ontário, a maior cidade canadense é ponto de encontro de culturas, negócios, artes e histórias.

A cidade de Toronto é conhecida por sua variedade turística, sua posição geográfica além de hospedar a mais alta estrutura vertical livre do mundo – CN Tower.

Dica de Viagem: Principais atrações: CN Tower, Orntario Place, Campbell House, Cullen Gardens, Mackenzie House, Old City Hall, The Grange, Sky Dome, Metro Toronto Zoo, Canadian National Exhibition, Harbourfront Centre, New City Hall, Roy Thompson Hall, The Pier, Casa Loma, Black Creek Village, Colborne Lodge, Hockey Hall of Fame, Old Fort York, Saint Lawrence Market, Maid of the Mist. 

ottawaOttawa

A região de Ottawa, localizada à beira do rio Ottawa e com uma extensão de 4.662 Km² de área, é conhecida por sua história, geografia e estilo de vida. Ottawa atrai milhões de turistas todo o ano, que vem a procura de sua vasta variedade de atrações, arquitetura de época, museus e história.

A cidade foi escolhida a capital do Canadá em 1857 pela rainha Victória em resposta às constantes disputas entre as cidades vizinhas (Quebec, Montreal, Toronto, Kingston e Ottawa) para ocuparem esta posição.

Ottawa cresce a cada mudança de estação, desde seu festival de inverno (Winterlude) ao festival das tulipas na primavera ou às atividades externas no verão. A cada momento, uma nova Ottawa.

Principais atrações: Parlamento de Ottawa, Basília de Notre Dame, Rideau Hall – Governor General of Canada, Winterlude, Rideau Canal, Festival das Tulipas, Laurier House National Historic Site of Canada. 

niagaraNiagara Falls

A cidade canadense de Niagara Falls (localizada em Ontário), recebeu este nome em homenagem às famosas Cataratas do Niagara. Com uma população de aproximadamente 78 mil habitantes e uma área de 209,99 Km², Niagara Falls explora o turismo de sua região como umas das grandes fontes de renda.

Estando as Cataratas localizadas no rio Niagara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, elas são exploradas por duas cidades com o mesmo nome: a Niagara Falls de Nova Iorque (lado americano) e a Niagara Falls de Ontário (lado canadense).

As Cataratas do Niagara foram formadas a mais de 10 mil anos pelo derretimento da última geleira continental, o que mudou a direção das águas do Lago Erie, fazendo-o desaguar no Lago de Ontário. Formadas por três cataratas separadas (a queda canadense Horseshoe Fall com 54m de altura e 675m de comprimento; as Quedas Americanas com 64m de altura e 305m de comprimento e o Véu da Noiva), Niagara Falls tem um volume total de 2.832 m³, o que as tornam a maior catarata em volume da América do Norte.

Para preservar a área a seu redor, Ontário criou o Park Queen Victoria em 1887, o primeiro parque canadense. Milhares de turistas visitam a área a cada ano, sendo vista de diferentes torres, túneis abaixo das quedas canadenses (Horseshoe Falls) e o passeio do barco Maid of the Mist, que os leva aos pés da queda canadense.

Niagara Falls liberta a magia e o romantismo de um cenário único, sendo escolhidas por muitos recém-casados apaixonados para passarem a lua-de-mel. 

vancouverVancouver

De uma região habitada por povos indígenas, com densas florestas e litoral montanhoso à um dos maiores centros culturais e comerciais do Canadá, a cidade de Vancouver manteve sua beleza natural adaptando-se ao constante desenvolvimento.

Quando o capitão britânico James Cook atracou lá em 1778, os povos nativos de Nootka Sound confundiram a ele e sua tripulação, que estavam vestidos em trapos, por estranhos pescadores de salmão. Isso não foi sem razão, os primeiros povos viveram isolados por milhares de anos e sua cultura foi totalmente modificada quando os exploradores chegaram e reivindicaram posse destas terras.

Em junho de 1792, o capitão inglês George Vancouver conduzindo seu navio H.M.S. Discovery, e o explorador espanhol Dionisio Alcala Galiano chegaram à região e a mapearam. Embora os ingleses controlavam a área, o comércio teve início somente em 1808. O comércio de pele, seguido pela corrida do ouro, alteraria para sempre a região.

Em 1858, foi descoberto ouro no rio Fraser e, dentro de semanas, quase 30.000 americanos tinham se mudado para a região à sua procura. Temendo que os americanos tomassem posse da cidade, os Ingleses declararam a área uma colônia britânica, mantendo desse modo a prosperidade sob seu controle. Em 1859, New Westminster (chamada uma vez Sapperton porque os pioneiros britânicos foram lá encontrados) foi incorporada e declarada a capital da província.

Enquanto isso, um senhor bem falante chamado John Deighton chegou a orla de Burrard e iniciou o desenvolvimento da região. A vila que fundou foi nomeada Gastown eventualmente em sua homenagem, nome que deriva de seu apelido de tagarela: “Jack Gassy” (Jack Fanfarrão). Deighton abriu um bar bem sucedido, servindo a centenas de trabalhadores e de construtores da cidade. Gastown começou a deslanchar comercialmente, com suas pequenas lojas e seus prestadores de serviços. Deighton era mais do que apenas um notório proprietário de bar. Alguns historiadores o consideram o pai fundador de Vancouver, pois ele teve fé no potencial da região antes de qualquer um o fizesse.

Enquanto a população crescia, os povos mudavam-se para áreas conhecidas hoje como Burnaby e Delta. O Canadá confederado em 1867 e os efeitos arrebatadores desta mudança foram sentidos quase imediatamente em Vancouver. Um dos momentos marcantes na história da cidade foi a extensão da estrada de ferro Canadian Pacific Railway em 1884. A estrada cortava todo o país e trazia milhares de povos à região para fazer negócio e estabelecer-se. O desenvolvimento rápido começou e a população cresceu de 400 para 13.000 em quatro anos.

Em 1886, a cidade de Vancouver foi incorporada oficialmente e dois meses mais tarde, um grande incêndio destruiu totalmente o centro da cidade em apenas 20 minutos. Neste mesmo dia, após que fumaça ter abaixado e com alguns edifícios sobrando em pé os cidadãos de Vancouver iniciaram a reconstrução da cidade. Edifícios erigidos naquele o ano ainda estão de pé hoje. Uma das mudanças mais significativas trazidas pelo fogo foi a transformação da reserva militar da cidade no agora famoso parque Stanley Park, o oásis da cidade.

Esta cidade cosmopolita tem uma história breve, mas emocionante. Muitos eventos estranhos e maravilhosos deram forma à sua personalidade urbana, tornando-a a terceira maior cidade do país, conhecida internacionalmente como um dos mais melhores lugares no mundo para se viver e visitar.

Dica de Viagem: Principais atrações: Capilano Suspension Bridge, Science Word, Vancouver Aquarium, Grouse Mountain, Imax Theatre, Canada Place, Vancouver Lookout!, CN Tower, Lonsdale Quav, Mount Seymour, Cypress Mountain, H. R. MacMillan Space Center, Vancouver Public Library, Vancouver Zoo, BC Place Stadium.