Maceió

maceioMaceió, capital de Alagoas, é banhada por lagoas, um mar que mescla o azul-turquesa e o verde-esmeralda e belas praias ornadas por jardins de coqueirais . O seu nome é de origem tupi. Os índios batizaram o lugar de “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, que significa “Oque tapa o alagadiço”. Historiadores afirmam que a capital do Estado de Alagoas nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século 18. Para outros, por ser praiana, seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores. Seja qual for sua origem, do mar ou do açúcar, Maceió é um lugar abençoado por Nossa Senhora dos Prazeres.

O mar de Maceió é perfeito para relaxar em águas mornas e cristalinas. Suas piscinas naturais repletas de peixes coloridos são uma beleza única da natureza que convive em harmonia com a nossa cidade.

Passeios imperdíveis em Maceió

  • Caminhar na orla urbana de Maceió, a mais bonita e iluminada do Brasil. Tomar água de coco, saborear sorvete de cajá, manga, graviola… No fim da tarde comer tapioca e apreciar as jangadas no balanço do mar.
  • Alugar uma bicicleta para conhecer Maceió pela ciclovia da Praia do Pontal da Barra até a Praia da Jatiúca.
  • Navegar até as piscinas naturais da Pajuçara, o cartão-postal mais antigo de Maceió, que guardam o patrimônio natural de corais. Mas Pajuçara também é um mar de oportunidades de lazer para todos. Pessoas com mobilidade física reduzida, a exemplo dos cadeirantes e idosos, contam com três jangadas acessíveis.
  • As piscinas naturais da Pajuçara também são perfeitos spas a céu aberto. Longe da cidade e no meio do mar as massagens e exercícios antiestresse fazem bem ao corpo e à mente.
  • Pontal da Barra, bairro localizado no Litoral Sul de Maceió, é o destino para desvendar os segredos do mais típico artesanato alagoano: o filé, uma renda milenar, tradição passada de mãe para filha. Agora, além das mulheres, os homens também dominam o ofício. Além da arte das renderias, o Pontal da Barra tem o mais belo pôr do sol na Lagoa Mundaú e vários restaurantes de gastronomia regional.
  • Para comprar artesanato ainda tem Feirinha da Pajuçara, Pavilhão da Pajuçara e Guerreiros de Alagoas
  • Visitar o Mercado do Artesanato no Centro de Maceió também é parada obrigatória. Tem cerâmica, bordados, sandálias de couro, bolsas de palha e, principalmente, as esculturas de palitos de fósforo do artista Arlindo Monteiro.
  • Ainda no Centro de Maceió uma visita à galeria de arte Karandash, que expõe arte contemporânea e obras dos artistas da cultura popular de Alagoas.
  • No domingo levar a família para um dia de lazer na Praia da Pajuçara. A avenida beira-mar fica fechada para caminhar, pedalar e promover muitas brincadeiras para a criançada.
  • Pegar onda nas praias de Cruz Almas, Jatiúca, Jacarecica eRiacho Doce.
  • Praias serenas: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia, Pratagy e Ipioca.
  • No caminho do Litoral Norte saborear os bolos e doces da Praia de Riacho Doce. Tapioca, beiju, grude, brasileira, cocadas, bolo de macaxeira e massa puba, todos fabricados em antigos fornos de barro e lenha.