Japão

japaoNação que cresce a passos largos para a vanguarda do futuro com suas indústrias de alta tecnologia, ao mesmo tempo em que preserva uma herança de milhares de anos de uma história que pode ser traçada até as épocas mitológicas, o Japão vive o grande desafio da coexistência do antigo e do moderno.

O Japão possui um grande número de santuários e templos que têm uma história de 1.000 a 2.000 anos. Muitos ainda se encontram como centro de atividades religiosas e fonte de tradições culturais e de estilos de vida.

É realmente estimulante estimulante ver santuários e templos banhados pelo tempo, ou bairros seculares de samurais, coexistindo em harmonia com a sociedade moderna. 

Tokyo (Japão)

Tokyo é a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tokyo é considerada uma das cidades mais importantes, movimentadas e densamente habitadas do mundo e é o principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Japão.

Tokyo é a mistura do antigo e o moderno, uma cidade em que as tradições e a tecnologia caminham juntas. É uma junção de estilos que pode ser sentida através de seus suntuosos prédios que compõem o seu distrito financeiro e seus templos xintoístas e palácios da época imperial.

Os vários templos budistas de Tokyo atraem milhões de turistas e religiosos todo ano. O Templo de Asakusa é um dos mais antigos e mais belos templos de Tokyo. A entrada suntuosa é formada por um portal que sustenta uma enorme lanterna japonesa, conhecido como portal Kaminarimon, e deste portal até o templo se estende uma rua coberta e com ar-condicionado, a Nakamise-dori, onde inúmeras lojinhas de comida e souvenires fazem a festa dos turistas. No interior do templo está a gigantesca estátua da deusa Kannon.

Os belos jardins e parques de Tokyo também atraem muitas pessoas. Um dos parques mais populares de Tokyo é o Parque Ueno, famoso pelas suas belas e raras espécies de flores.

Situado nas imediações do parque de Ueno, o Museu Nacional de Tokyo constitui o mais importante conjunto de museus da cidade e fica ao lado do Museu Nacional de Ciência e do Museu Nacional de Arte Ocidental. Abriga as mais importantes obras de arte e arqueologia do Japão, expostas de forma suntuosa. Originalmente formado por três construções imponentes, o Hyokeikan, o Honkan e o Toyokan, o museu passou a contar com mais duas edificações a partir de 1999: o Heiseikan e o Horyuji Homotsukan, que exibem inúmeras esculturas da deusa Kannon, além do acervo digital do museu.

O Mercado de Peixes Tsukiji oferece um espetáculo único para os apreciadores dos sushis (bolinhos de arroz com algas e peixe cru) e sashimis (peixe cru). Desse mercado partem todos os peixes que abastecerão os restaurantes de Tokyo. O tamanho dos peixes surpreende, assim como a rápida movimentação dos compradores e dos carros de transporte enquanto ocorre o leilão.

A Torre de Tokyo é uma torre de 333 metros de altura, localizado ao sul do Palácio Imperial. O Palácio Imperial do Japão é a residência oficial do imperador do Japão, e está aberta ao público apenas duas vezes ao ano, todo 2 de janeiro e no dia do aniversário do imperador.

O bairro de Ginza é sem dúvida um dos bairros mais elegantes de Tokyo. Com suas lojas sofisticadas e os shoppings mais tradicionais, atrai consumidores de todo o mundo, que transitam por suas amplas avenidas observando as vitrines das lojas dos grandes estilistas. Harajuku também é um bairro que concentra muitas lojas e onde os jovens de Tokyo passam as tardes. A Omotesando-dori, chamada de Champs Elisees japonesa, é a principal avenida e endereço de todas as lojas de estilistas consagrados e ainda de lojas mais populares.

O bairro de Akihabara é o paraíso do consumo dos eletrônicos, repleto dos últimos lançamentos do mercado.

Viajar pelos arredores de Tokyo utilizando o trem bala Shinkansen surpreende não só pela velocidade de 700 km/h que ele atinge, mas também pelas belas paisagens, como o Monte Fuji, mais um exemplo dos contrastes que esta fascinante cidade apresenta. 

Kyoto

É uma cidade na parte central da ilha de Honshu (Quioto é a antiga capital do Japão). Localizada em um vale, na parte da bacia Yamashiro, na parte oriental da região montanhosa. A bacia Yamashiro está rodeada pelas conhecidas montanhas, de Higashiyama, Kitayama e Nishiyama, com altura acima de 1.000 metros acima do nível do mar, com verões quentes e invernos muito frios. Cidades e casas do local fazem parte da sua história.

Os principais entretenimento da cidade são: o Festival Gion: Tradicional cerimônia japonesa (Cerimônia do Chá) onde se pode participar e tomar o chá, preparado e servido pelo próprio professor; o Tribunal de Música do Japão: Orquestra de músicas do Japão antigo, utilizando instrumento musical tipicamente japonês; Dança japonesa: Com mulheres em disfarce de gueixas, que dançam, cantam e jogam instrumentos musicais para entreter os clientes.

Em Kyoto você também encontra os chamados Patrimônios Mundiais (o Santuário Xintoísta e templos budistas): Castelo Nijo, Santuário de Kano, Templos Byodo-in, Daigo-ji, Enryakuji, Ginkakuji, Kinkakuji, Kiyomizu, Kozan-ji, Ninna-ji, Nishihongwanji, Ryoan-ji, Nishikata, Tenryu, To-ji.

Belos artesanatos, restaurantes de cozinha específica da cidade e cozinha internacional (do mundo todo), confeitarias, perfumes (Kyoto é conhecida como a terra do cheiro de incenso).

Os Grandes Festivais são: Aoi Matsuri – 15/05 (desfile nas ruas da cidade); Gion Matsuri – 14 a 17/06 (desfile nas ruas da cidade); Bom/Gozan Okuribi – 16/08 – grande iluminação de incêndio nas montanhas, para guiar os espíritos e o Jidai Matsuri – 22/10 – “Festival da Idade” celebra o passado de Kyoto.

Há também opções como fazer um passeio até o parque dos macacos (Parque Iwatayama) onde pode-se ver mais de 170 macacos japoneses, já familiarizados com ser humano, que chegam para dar as boas vindas, aos visitantes.

Kyoto é conhecida pela abundância de alimentos e deliciosa cozinha japonesa. A indústria de televisão e do cinema tem seu centro em Kyoto. 

Monte Fuji (Japão)

É o maior pico do Japão e um dos mais conhecidos do planeta, o Monte Fuji é na realidade um vulcão, cuja última erupção aconteceu há três séculos. Mais exatamente em 16 de dezembro de 1707, quando lançou uma chuva de cinco centímetros de cinzas sobre a então capital do país, Edo.

O Monte Fuji localiza-se na região central da ilha de Honshu, próximo à costa do Pacífico no Japão. O lago Kawaguchi está nas proximidades do monte Fuji, possuindo pontos turísticos com muitos Sakurás (cerejeiras). No início da primavera, as flores de Sakurás são muito apreciadas no Japão, e é muito comum a imagem do monte Fuji ao lado de Sakurás floridos.