Florianopolis

floripaTambém conhecida como Ilha de Santa Catarina – é uma cidade especial. Quase todo o seu território fica numa ilha – apenas alguns bairros situam-se na península continental. Detentora do quarto mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todas as cidades brasileiras, é a capital com melhor qualidade de vida do país. Combina conservação do meio ambiente e do patrimônio histórico com elevadas taxas de escolaridade e renda da população – cerca de 390 mil habitantes – e uma boa infra-estrutura urbana e de serviços.

A natureza é espetacular. Praias magníficas – são 100, de todos os tipos, desde mar grosso com grandes ondas até enseadas abrigadas –, morros cobertos com vegetação de Mata Atlântica, ilhas, restingas, dunas, manguezais e lagoas. Cerca de 45% da ilha é área de preservação permanente. A forte influência dos fundadores portugueses e dos colonizadores açorianos é percebida na arquitetura, na culinária e nas manifestações culturais e religiosas. Há bons hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, aeroporto internacional e vida noturna agitada. O turismo é a principal atividade econômica, mas Florianópolis tem outras vocações: é um dos mais importantes pólos de tecnologia e informática do país e o maior produtor de ostras em cativeiro do Brasil.

São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos: Quatro municípios continentais formam com a Ilha de Santa Catarina duas grandes baías. São cidades com origens açorianas comuns, mas com características diferentes. São José – 200 mil habitantes – destaca-se pelo pujante centro comercial, além de possuir um importante distrito industrial. Biguaçu também tem indústrias, mas é uma comunidade menor. Palhoça possui características rurais e praias lindas, entre elas a famosa Guarda do Embaú. Governador Celso Ramos, situada mais ao Norte, fica numa grande península caprichosamente desenhada. Com 23 praias paradisíacas e enseadas protegidas dos ventos, muito procuradas pelos velejadores, multiplica os encantos e belezas deste trecho da costa catarinense.

Aqui ficam algumas das mais conhecidas ilhas catarinenses. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é a melhor área de mergulho de todo o Sul do Brasil. Em Anhatomirim há uma fortaleza portuguesa, concluída em 1744, completamente restaurada, aberta à visitação.

Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado: No interior, em direção à Serra do Mar, outros quatro municípios com características rurais e natureza bastante preservada merecem ser visitados. Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, já nas encostas da Serra, são estâncias de fontes termominerais com ótima infra-estrutura hoteleira.

A região da Grande Florianópolis, caracterizada pela imigração açoriana, também foi o centro irradiador da colonização alemã em Santa Catarina. São Pedro de Alcântara é a mais antiga colônia alemã no Estado e Santa Isabel, distrito de Águas Mornas, é a segunda colônia alemã mais antiga. Rancho Queimado, a apenas 60 km do centro de Florianópolis, é cidade com encantos serranos.