Jordânia

jordaniaA Jordânia é situada no Oriente Médio, limitaa ao norte pela Síria, a leste pelo Iraque, a sul pela Arábia Saudita e a oeste pelo Golfo de Aqaba (fronteira marítima com o Egito), por Israel e pelo território palestino da Cisjordânia.  

Amã

Amã é a capital e a maior cidade do Reino Hachemita da Jordânia, é uma das mais antigas cidade continuamente habitadas do mundo e foi nomeada uma das melhores cidades do Oriente Médio e Norte da África para acordos de ordem econômica, tralhista, ambiental e de valorização de fatores sócio-culturais.

Em Amã você encontra a Mesquita de Abu Darweesh, a Mesquita do Rei Abdullah I, o Templo de Hercules e o Theatro Romano. 

Jerash

Em segundo lugar, depois de Petra, na lista dos destino preferidos da Jordânia, temos a antiga cidade de Jerash que tem um história de presença humana que remonta a mais de 6.500 anos.

Jerash fica em uma planície rodeada de áreas arborizadas e montanhosas e de férteis bacias hidrográficas. Conquistada pelo General Pompeu em 63 a.C., ficou sob domínio romano e foi uma das dez grandes cidades romanas da Liga de Decápolis.

Por debaixo da sua aparência externa greco-romana, Jerash preserva ainda uma mistura sútil do oriente e do ocidente. A sua arquitetura, religião e idiomas refletem um processo de união e coexistência de duas poderosas culturas: o mundo greco-romano da bacia do Mediterrâneo e as tradições do Oriente Árabe.

A moderna cidade de Jerash fica a leste das ruínas. Enquanto o velho e o novo partilham a muralha da cidade, a conservação e planejamento cuidadosos assistiram ao desenvolvimento da própria cidade para além das ruínas, fato que caracteriza a falta de avanços nos locais antigos. 

Petra (Jordânia)

Petra foi eleita em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo e foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A cidade de pedra atrai milhares de turistas todos os anos, para uma viagem exótica e rica em história e tradições. A beleza das esculturas nas pedras compõe um cenário que convida ao silêncio e a meditação.

A noite a cidade fica iluminada apenas pelas velas, “Petra by Nigth” é cheia de mistério. Em Petra não há eletricidade, o objetivo é preservar ao máximo a originalidade e história do local.

O caminho percorrido em Petra começa na fachada da cidade e termina no monastério, onde a visão é magnífica. O local foi erguido no primeiro século antes de Cristo e é um dos monumentos mais bem preservados em Petra. A subida é íngrime, são 800 degraus na rocha, mas a paisagem quando se chega é recompensadora.