Reino Unido

O Reino Unido é um país formado por Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. Abriga várias universidades tradicionais e históricas. 

Inglaterra – A Inglaterra corresponde à maior parte dos dois terços sul do Reino Unido e é limitada ao norte pela Escócia e ao oeste pelo País de Gales. A maior parte da Inglaterra é coberta de colinas, sendo mais montanhosa no norte. A Inglaterra apresenta interessantes pontos turísticos e culturais. Em função de seu rico passado e do bom desenvolvimento econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de praticamente todos os tipos de turistas. São diversos museus, parques, teatros, monumentos, castelos, construções históricas e muito mais. Entre alguns dos pontos turístico da Inglaterra, destaca-se A Catedral de Lincoln, uma impressionante construção medieval, no condado de Lincolnshire, a cidade de Oxford que é conhecida por sua famosa universidade e pela arquitetura gótica de vários prédios históricos e o Castelo de Windsor, que é o maior castelo do mundo ainda habitado por nobres. 

Londres – É uma metrópole cosmopolita e a cidade de maior influência política e econômica da Inglaterra. Londres apresenta várias atrações turísticas como o Palácio de Buckingham, que é a residência oficial do monarca britânico desde 1937 e é ocupado pela rainha Elizabeth II desde 1952. A Catedral de Saint Paul é outra atração da cidade, pois é o local onde são realizados vários eventos da realeza britânica, dentre eles o casamento de Diana e o Príncipe Charles e de Kate Middleton com o Príncipe William.  

Big Bem O relógio mais famoso do mundo está instalado na torre de Saint Stephen, de 98 metros, faz parte do conjunto arquitetônico do parlamento britânico, em Londres. O Big Ben foi projetado por Edmund Beckett Denison e instalado em 1859. Os ponteiros dos quatro mostradores medem 2,7 m e 4,7 m e o sino, responsável pelo som das badaladas, pesa 13 toneladas. 

London Eye – Inaugurada no ano 2000 como The Millennium Wheel, a roda gigante é uma imperdível atração de Londres. Tem 135 metros de altura e lá de cima pode-se avistar até 40 km de distância, com tempo bom. Fica na margem do rio Tâmisa.                   

Tower Bridge – É uma ponte basculante construída sobre o Rio Tâmisa, na cidade de Londres, capital do Reino Unido. Foi inaugurada em 1894 e, atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, além de ser conhecida como uma das pontes mais famosas do mundo. É localizada ao lado da Torre de Londres. 

Escócia – É uma das quatro partes que integram o Reino Unido. Uma região com história turbulenta, muitos castelos antigos, inverno rigoroso e berço do inigualável scotch whisky. Edimburgo, capital da Escócia, localiza-se às margens do Firth of Forth, um braço do mar do Norte que adentra as terras baixas escocesas. Seu centro histórico ainda guarda muitos aspectos da época medieval. Escavações arqueológicas indicam que os primeiros assentamentos da região datam de cerca de 7000 A.C. e a colina do Castelo de Edimburgo tem sido ocupada desde 1000 A.C.. Edimburgo atualmente é a sede do Parlamento Escocês, além de centro financeiro, cultural e turístico da Escócia. 

Gales – Situado a sudoeste da Grã-Bretanha e por algumas vezes chamado de principado, já que o herdeiro do trono britânico é o príncipe de Gales. Entretanto, não se trata de um país independente, apenas em 1999, Gales ganhou uma assembleia nacional, permitindo alguma autonomia para a região, apesar de ainda continuar subordinada a Londres. A capital e também o principal centro comercial de Gales é a cidade de Cardiff. 

Irlanda do Norte – Também chamada de Ulster, é uma das quatro partes que compõem o Reino Unido. Historicamente, a ilha da Irlanda era dividida em quatro províncias, sendo a mais ao norte chamada de Ulster. Desde 1920, Ulster foi oficialmente separada do restante da Irlanda que se tornou independente do Reino Unido. A capital da Irlanda do Norte é Belfast, a cidade onde o Titanic foi construído e palco de sangrentas lutas separatistas. Uma das atrações da cidade é o museu do Titanic, inaugurado recentemente.