Curitiba

curitibaCuritiba é a capital do Estado do Paraná, inicialmente chamada de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passando a se chamar Curitiba em 1721, e já nesta época a preocupação com a natureza e o meio ambiente era determinante pelo então ouvidor Raphael Pires Coutinho, iniciando uma tradição da qual Curitiba é hoje reconhecida internacionalmente.

Curitiba a cada ano que passa continua sendo a cidade modelo, a cidade sorriso, a cidade da biodiversidade a cidade verde. Reúne hoje vários motivos para se apaixonar. As etnias, as tradições, os costumes, o lazer e entretenimento, os parques, as praças, os bosques, os memoriais, além da gastronomia é claro, restaurantes e bares com suas culinárias típicas do povo que fizeram e fazem Curitiba, uma cidade agradável, charmosa e acolhedora.

Principais pontos turísticos de Curitiba:

PRAÇA TIRADENTES

Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993.

RUA DAS FLORES

A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital.

RUA 24 HORAS

Ponto de encontro que nunca fecha. Atrai curitibanos e turistas que buscam lazer, compras e opções gastronômicas.

JARDIM BOTÂNICO

Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans  Krajcberg.

CENTRO CÍVICO

Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.

MUSEU OSCAR NIEMEYER

Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o “olho” completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.

BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS

Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

BOSQUE ALEMÃO

Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.

ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI

Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.

SANTA FELICIDADE

Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.