Israel

israelJerusalém

A cidade sagrada de Jerusalém possui cerca de 3 mil anos de história e é o centro espiritual das três principais religiões monoteístas: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. Possui numerosos pontos históricos e vários santuários. A cidade recebe peregrinos de todo o mundo.

A antiga Palestina foi colônia britânica até 1948, quando uma resolução da ONU determinou o seu desmembramento em dois estados independentes: Israel (judaico) e Palestina (muçulmano e com um território menor que o da antiga Palestina). Nesta resolução Jerusalém foi declarada uma cidade internacional. Com a saída das tropas britânicas, Israel e Palestina entraram em guerra. Os israelenses foram vencedores, mas batalhas e movimentos terroristas se seguem até hoje pela libertação da Palestina.

Desde 1967 Jerusalém é completamente dominada pelo estado de Israel.

O Muro das Lamentações em Jerusalém é um local sagrado para os judeus, onde eles rezam e fazem pedidos escritos em pequenos pedaços de papel, que são colocados nas frestas das pedras. O Muro data do século 2 a.C. e é a única parte remanescente do Segundo Templo de Jerusalém, destruído pelos romanos no ano 70.

Fora dos muros da antiga Jerusalém, nasceu uma Jerusalém moderna, onde habitam cerca de meio milhão de pessoas.

O Domo da Rocha é o monumento islâmico mais antigo e sagrado de Jerusalém, construído no século 7. A crença islâmica professa que Maomé ascendeu aos céus a partir desse local. Na tradição judaica o local teria sido onde Abraão preparou o sacrifício de Isaac.

O Museu do Rei David em Tiferet Yisrael, na antiga Israel também é um local de grande importância para a cidade.